29
Agosto
2024
0
https://www.agricamp.com.br/media/user/images/original/baratas-nem-me-fale-r7.webp

Baratas! Nem me fale…

29 Agosto 2024 Atualizado em 29 Agosto 2024
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Saiba mais como elas aparecem e como evitar esses insetos

As baratas não são apenas “nojentas” como muitos dizem… elas são insetos que podem transmitir doenças gastrointestinais, sejam elas por meio do transporte de bactérias e parasitas de materiais contaminados para os alimentos, ou mesmo por meio da eliminação de suas fezes infectadas.

Normalmente, as baratas têm hábitos noturnos. Quantas vezes você, deitado em sua cama, olha para o teto ou móveis e vê uma barata? Várias, né?! Isso porque elas são insetos mais ativos à noite, quando saem de seus esconderijos em busca de água, alimentos e também para acasalar. Durante o dia podem ser vistas em situações de estresse causado por superpopulação e falta de alimentos.

As baratas exalam um cheiro muito ruim e forte por onde passam. Além disso, elas causam reação de pavor ou repugnância na maioria das pessoas, podendo provocar reações histéricas bem como sérias reclamações por parte de consumidores quando as mesmas aparecem em restaurantes, lanchonetes ou supermercados.

Atraído pelo cheiro, esse inseto pode chegar ao rosto de pessoas adormecidas para comer detritos alimentares que ficaram impregnados na mucosa bucal. É comum a barata roer os lábios e a região angular da boca de pessoas acamadas inconscientes ou adormecidas, principalmente crianças, quando do regurgitamento do leite. Isso ocasiona no local uma lesão conhecida como herpes blattae.

As baratas são os insetos mais comuns ao convívio humano devido às propícias condições relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo e água. Existe cerca de quatro mil espécies de baratas, a maioria silvestre, e apenas 1% dessas buscam o convívio com o homem. Uma das espécies mais conhecidas no Brasil é a Periplaneta americana, também denominada de barata voadora ou barata-de-esgoto.

Essa espécie de barata apresenta o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e possui três pares de patas. A maioria das baratas são onívoras e muitas espécies se alimentam de praticamente tudo, inclusive de insetos mortos.

foto2-materia-c1.webp

Métodos de extermínio

A empresa Agricamp é especializada na eliminação de baratas, pois utiliza produtos que além de exterminar, age de forma preventiva utilizando um inseticida líquido para desinsetização de ambientes. Sua fórmula foi desenvolvida para controlar baratas em ambiente urbano, utilizando uma tecnologia de última geração na formulação do inseticida que permite o controle da praga de forma rápida. Mesmo semanas após a aplicação do produto, seu poder residual continua controlando os insetos no ambiente tratado, não provocando manchas na superfície e sendo totalmente desodorizados, pois a formulação é diluída em água.

De acordo com Eng. Agrônomo Fábio Arjona, da empresa Agricamp, já em locais onde são armazenados alimentos, como dentro de armários, a empresa utiliza uma isca baraticida em forma de gel.

“Usar um inseticida aerossol de aplicação direta em algumas baratas não resolve o problema da infestação, já que não alcança todas as pragas existentes no local. O gel para baratas, por sua vez, é aplicado em frestas e fendas onde há suspeita de infestação e atrai as pragas que se encontram no local, fazendo com que elas ingiram o produto”, explica Fábio Arjona.

Seu efeito é de ação gradual, ou seja, não é imediato, para que a barata possa retornar ao seu esconderijo e contaminar outros indivíduos. Sua formulação combina uma matriz alimentar de alta palatabilidade com um poderoso ingrediente ativo, que age de forma diferenciada propiciando um controle eficaz que atrai as baratasmesmo em ambientes onde há competição com outras fontes de alimentos. O modo de ação é focado no processo metabólico dos insetos-alvo.


foto3-materia-d7.webp

Como evitar baratas


Além da desinsetização, existem alguns métodos que podem evitar a presença desses insetos:

1. Verifique os locais onde há acúmulo de lixos e recolha-os, mantendo assim o ambiente limpo;

2. Lave, periodicamente, a lixeira;

3. Conserve os alimentos em potes fechados;

4. Limpe, periodicamente, as caixas de gordura e esgoto e as mantenha fechadas;

5. Os ralos devem ser bem fechados;

6. Evite armazenar garrafas vazias de cervejas e de refrigerantes na área da cozinha e suas dependências.

Conte com a Agricamp

Para ter um controle ainda maior e mais eficaz, fale com a Agricamp. Com a utilização de várias estratégias, a Agricamp elimina totalmente as baratas do seu ambiente, deixando-o limpo e saudável. A empresa campineira utiliza produtos registrados no Ministério da Saúde que são inofensivos ao homem e animais domésticos e segue todas as recomendações de segurança necessárias para a solução da infestação de pragas, como as baratas.

O que você achou?


0

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar
Whatsapp